Paraná é o estado com maior número de doação de órgãos por milhão de população em 2018
- admin.
- 30 de ago. de 2018
- 1 min de leitura
Assim como ocorreu no primeiro trimestre deste ano, o estado do Paraná assume liderança na estatística nacional de doação de órgãos. É o estado com maior número de notificações de potenciais doadores e também o que mais doa órgãos no Brasil. De cada 106 notificações, 50 são efetivadas como doadores. A média nacional é de 17 doadores por milhão de população.

Segundo o chefe da residência médica em nefrologia e transplante do Hospital Angelina Caron, Dr. Carlos Gustavo Marmanillo, esses números são o resultado do somatório de forças que incluem o hospital, a equipe médica, Central Estadual de Transplantes e, principalmente a conscientização das famílias. “A decisão de doar chega num momento muito delicado para as famílias, é preciso estarmos conscientes de todo o processo, da doação ao transplante, para podermos salvar cada vez mais vidas. Ainda há um número significativo de pessoas que morrem na lista aguardando por um transplante. Nossa luta é vencer também o tempo.” enfatiza.
Isso porque os números revelam ainda que grande parte das notificações (potenciais doadores) não se transformam em doações, mais de 50% das famílias paranaenses que poderiam doar, não doam.
Apenas o estado do Paraná e de Pernambuco realizaram mais de 45 transplantes renais por milhão de população. Estados como Amapá, Roraima, Tocantins, Mato Grosso e Sergipe não realizam transplantes renais.
Fonte: ABTO in Registro Brasileiro de Transplantes, 2018. XXIV Nº 2



Comentários