Paraná primeiro lugar no Brasil em Doação de Órgãos para Transplantes
- admin.
- 5 de jul. de 2018
- 1 min de leitura
O Estado do Paraná atinge marca histórica no sistema de transplantes do Brasil. É em 2018 o estado com maior número de doações de órgãos do país por milhão de população.

Esse marco pode ser ainda maior em nova avaliação que esta para ser divulgada em breve. Em termos numéricos essa marca representa 44,2 doadores efetivos por milhão de população. A taxa de notificação de potenciais doares no estado chega a 109 pmp.

Apesar desses números, a taxa de doadores efetivos no Brasil teve leve queda passando de 16,6 pmp para 16,2pmp. Segundo dados da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO), os estados com maior número de doadores além do Paraná são Santa Catarina, Ceará, Acre, respectivamente. O Estado de São Paulo é o estado com maior número absoluto de doadores (quando não comparado com a população).

Para comemorar essa conquista o Governo do Estado do Paraná, juntamente com a Central Estadual de Transplantes realizou nesta quinta, 7, encontro que reuniu equipes responsáveis pelo transplante no Paraná. Servidores Públicos, médicos, enfermeiros, assistentes sociais, dirigentes, entre outros profissionais da saúde que receberam certificados das mãos da governadora do Estado Cida Borguethi e da responsável pela Central Estadual de Transplantes Dra. Arlene Badoch. Entre os transplantadores presentes e homenageados, o nefrologista Dr. Carlos Gustavo Marmanillo do Hospital Angelina Caron, referência em transplantes no estado.




Comentários