Ingresso em Lista de Transplante em números
- admin.
- 11 de jul. de 2018
- 1 min de leitura

O ingresso em lista de espera para o transplante do coração, pulmão e pâncreas-rim (#pâncreasrim) é muito pequeno e distante da necessidade dos transplantes desses órgãos, sugerindo que a maioria dos pacientes que necessita desses transplantes não estão direcionada à lista de espera. Este é o alerta da ABTO - associação brasileira de transplante de órgãos (in RBT/2016).
Segundo o Dr. Valter Duro Garcia, do Conselho Consultivo da ABTO é preciso incentivar o acesso a todos que necessitem do #transplante. Ainda segundo dados da ABTO, a taxa de não autorização familiar mantém-se elevada (43%), apenas o Paraná tem taxa de não autorização inferior a 35%, sendo que em alguns estados da Região Norte apresentam taxa superior a 75% não autorização familiar.
Existem no Brasil hoje cerca de 120 mil pacientes em diálise, sendo que cerca de 30 a 35% teriam indicação para transplantes. Se assim fosse deveriam estar em #listadeespera cerca de 36 a 42mil pacientes, mas na realidade esse número é bem menor, em dezembro de 2016 esse número era de 21.264 pacientes.



Comentários