I Congresso de Qualidade em Transplante Rim e Fígado
- admin.
- 1 de out. de 2018
- 1 min de leitura
Nos dias 28 e 29 de setembro, 2018, aconteceu Encontro de profissionais transplantadores do Estado do Paraná, evento promovido pela Central de Transplantes do Estado em comemoração ao dia Nacional de Transplantes de Órgãos (27 de setembro).
Na ocasião, médicos, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais, entre outros profissionais das equipes de transplantes do Paraná apresentaram resultados, estudos, promovendo informação e troca de experiências a respeito do processo de doação e transplante no estado.

Entre os assuntos: políticas públicas em transplantes, a participação das famílias na compreensão do processo de doação e recepção de órgãos, a complexidade do procedimento e os agentes envolvidos, entre outros.

"Este é um evento muito importante por possibilitar que disseminemos o assunto transplante, tornando-o cada vez mais próximo daqueles que precisam de um doador e também das futuras famílias que num momento bem delicado da vida pode vir a salvar outras vidas. Um doador pode salvar 10 outras vidas com a doação de órgãos.
Infelizmente muitos pacientes ainda morrem aguardando por uma doação, nosso trabalho é também uma corrida contra o tempo.
O transplante é um processo que envolve muitos profissionais, coordenado pela Central Estadual de Transplantes que hoje promove esse encontro. Acrescentou o Dr. Carlos Gustavo Marmanillo, nefrologista da equipe de Transplante Renal e Reno-pancreático do Hospital Angelina Caron.




Comentários