Brasil ocupa a 33a posição em realização de transplantes por milhão de população
- admin.
- 11 de jul. de 2018
- 1 min de leitura

O Brasil é o 33º país no mundo que mais realiza transplantes renais em relação ao número da população. A frente estão países como Croácia, Portugal, Malta, Hungria, Israel, Irã, Itália, Uruguai, Chipre e outros. Os dados são do IRODAT (International Registry on Organ Donation and Transplantation) divulgados pela ABTO na RBT e se referem aos números de 2015.
o instituto registra ainda o número absoluto de #transplantes realizados no mundo por cada país, ou seja, o número total sem fazer relação com a quantidade da população. Neste quesito, o Brasil fica em segundo lugar (5.648 transplantes renais), abaixo apenas dos Estado Unidos (17.878 transplantes renais).
Considerando a população brasileira com 204.450.649 pessoas, a necessidade estimada de transplantes renais seria de 12.267. Algumas dificuldades são apontadas: crescimento recente insuficiente nas doações; elevados índices de recusa familiar; limitações financeiras de alguns programas; entre outros.
Aspectos positivos e importantes também foram ressaltados na pesquisa, tais como Sistema de transplantes bem consolidado e regulado; Apoio do setor público aos programas; Melhora progressiva nos resultados dos transplantes.
O trabalho de conscientização passa também pelo aumento no número de inscrições em lista de pacientes que necessitam do transplante e nem mesmo ingressaram na lista de espera. O tripé: #doação, #transplante e #lista deve estar equilibrado na busca por melhores resultados.



Comentários